Uma das mais antigas brigas do orkut, agora no facebook, tomando forma através de imagens e tirinhas com a "Turma da Mônica da Internet": Os Memes. Mas não quero falar sobre os Memes hoje. Eu quero falar dessa briga entre funkeiros e roqueiros.
Rock
O correto seria falar do Rock And Roll, que veio antes do gênero Rock, na década de 40, seguindo influências como R&B, Gospel, Blues e Country. É difícil dizer do Rock and Roll como sendo apenas um gênero musical, já que influenciava atitudes e modo de vida.
Acho que podemos dizer que o Rock and Roll (conhecido também como rock'n'roll) é uma versão mais amenizada, calma e bonita, já que diziam que o novo rock (o da década de 50) incentivava o satanismo.
Diferentemente do da década de 40, o Rock cresceu tendo o blues, country, rythim and blues, folk, jazz e música clássica como influência. Nessa época as músicas eram mais calmas, estando ainda desenvolvendo a popularidade da guitarra elétrica. Alguns artistas que se tornaram ícones do rock nessa época foram o Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Gene Vincent.
Então começou a se formar seus subgêneros a partir da década de 60, mas não vamos nos detalhar muito. Vamos continuar com a ideia generalizada.
Funk
É um gênero musical que se desenvolveu na segunda metade da década de 60, chegando ao seu ápice na década de 70. Mas calma, estamos falando do "funk americano". Na década de 80, a música chegou ao Brasil, sendo mais ouvida nas favelas do Rio de Janeiro, adquirindo o nome de Funk Carioca.
Apesar do nome parecido, o "Funk Americano" não tem nada a ver com o Funk Carioca, pois o primeiro se inspira em gêneros como blues, soul e R&B e o segundo, buscava inspirações em Rap, Freestyle, Miami Bass e Electro-Funk. Quer saber a diferença? Procura no Youtube a música I Feel Good do James Brown (Funk) e a música Som de Preto do Amilcka e Chocolate (Funk Carioca).
Viu a diferença?
E como era muito ouvida e formada nas favelas do Rio de Janeiro, as primeiras músicas originárias desse gênero buscavam expressar a violência e a pobreza da favela. Na década de 90, as músicas arranjaram uma temática mais erótica, com letras apelando para duplo sentido. E enfim, nos anos 2000 passou a chegar à música que vemos hoje.
A Briga
Se os dois não tem nada a ver um com o outro, por que há tanta briga entre roqueiros e funkeiros?
É a letra do funk que, hoje, beira ao sexo explícito. Talvez também, porque o funk já foi, e ainda é, muito relacionado ao tráfico de drogas, já que os bailes funk são costumeiramente realizados por traficantes para atrair consumidores de drogas aos morros. Sem falar que os funkeiros (generalizando) mantém a música num volume alto, transgredindo a lei do silêncio.
Conclusão
Já te mostrei qual a briga entre esses dois gêneros musicais, tratando do assunto apenas entre a música. Entre as pessoas o assunto é mais complicado.
Agora que você já sabe os dois lados da briga, já escolheu para que lado torcer?
Fonte: Wikipedia, The Jacks, Charge do Diemer
Nenhum comentário:
Postar um comentário